Formalização do negocio, qual é o teto de faturamento e quais atividades se enquadram na modalidade Micro Empreendedor individual?
Faturamento do Mei 2022: teto de faturamento do Mei.
O Mei, micro empreendedor individual, primeiramente o que é o Mei? é uma figura jurídica do Brasil, é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário, para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar até 130 mil reais por ano.
Quais outras limitações para o Mei?
O empresário não pode ser socio de outra empresa, o Mei pode ter até dois funcionários que receba um salario mínimo ou piso da categoria, lembrando que em termos técnicos, não é uma empresa. Empresa é um tipo específico de pessoa jurídica aberto num órgão público chamado junta comercial. Mei é apenas uma figura criada para beneficiar trabalhadores autônomos. Sendo assim, não constitui pessoa jurídica, quanto mais empresa.
Das Mei, o que é? e como emitir?
O microempreendedor individual também tem impostos a pagar. Quando associado ao Simples Nacional, o Mei precisa pagar o Das. É com base nessa arrecadação de impostos que o mei pode ficar em dia com a Receita Federal e aproveitar os recursos dessa categoria. Uma das vantagens do Das Mei é que o seu custo é baixo e fixo. Dessa forma, você pode ter maior controle financeiro, evitando surpresas no final do mês. O Das Mei- Documento de arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual- é a maneira simplificada do microempreendedor realizar o pagamento dos impostos Mei de maneira pratica em um único documento.
Quais os benefícios de contribuir com o Das?
O microempreendedor individual que decide formalizar o seu negócio possui diversos benefícios conferidos pelo Estado.
· Concessa de CNPJ
· Alvara de funcionamento
· Possibilidade de fazer negócios com o governo.
· Acesso a produtos e serviços bancários de crédito
· Baixo custo mensal de tributos com valores fixos(INSS ou ICMS)
· Possibilidade de emissão de nota fiscal
· Benefícios previdenciários
Emissão boleto Das Mei.
Para fazer a emissão de boleto do Das Mei, basta acessar o Portal do Empreendedor - site ligado ao governo - e informar o seu CNPJ.
O que acontece se deixar de pagar o Das Mei?
Se o microempreendedor deixar de pagar o Das Mei regularmente ele pode ser inscrito na divida ativa, a base de dados que o governo usa para controlar quem não paga algum imposto, multa ou conta de consumo.
Estar nesse banco de dados pode resultar em uma inscrição no Cadin, o Cadastro informativo de inadimplência em relação a administração Publica. Quem está inscrito no Cadin não pode fazer empréstimo, abrir conta em banco nem receber restituição do imposto de renda.
Atividades permitidas para Micro Empreendedor Individual.
Muitos não sabem mais existem profissões que não podem ser encaixadas nesse ramo e é necessário saber e entender antes de fazer a formalização. O Mei pode ter até 16 atividades diferentes, sendo uma como atividade principal, e até no máximo outras 15 atividades secundarias.
Atualmente existem 466 atividades permitidas para ser Mei em 2022, veja a lista com todas as atividades.