De onde vêm as fortunas dos homens mais ricos do Brasil?
Apesar da retração econômica mundial no ano de 2020, o número de bilionários aumentou, a nível mundial e nacional.
De acordo com a Forbes, o Brasil foi o 7º país do mundo que mais ganhou bilionários na última década.
Então, hoje em dia, existem 65 brasileiros na lista dos bilionários da Forbes, sendo que 11 entraram nessa lista no último ano.
O total acumulado da fortuna desses homens totaliza U$ 219,1 bilhões.
Entretanto, ao contrário dos anos anteriores, a nova edição da lista considerou o país de domicílio dos bilionários.
Então, neste artigo, vamos conhecer os dez brasileiros com as maiores fortunas, independentemente de onde residem, e os investimentos que fizeram.
Boa leitura!
Conheça detalhadamente quem são aqueles que detêm as maiores fortunas do Brasil!
Jorge Paulo Lemann é um dos maiores empresários da história do nosso país e ocupa o posto de pessoa mais rica do Brasil.
Junto com Marcel Telles e Beto Sicupira, fundou a 3G Capital, uma empresa de Private Equity (capital privado).
Hoje, ele detém participação em marcas como Sonho de Valsa, Oreo e Trident, através da Kraft Heinz; Brahma, Stella Artois e Budweiser, através da Ambev; Burger King e Lojas Americanas.
Atualmente, é o homem mais rico do Brasil.
Eduardo Saverin é um empreendedor e investidor que participou da criação do Facebook junto com Mark Zuckerberg e outros três alunos de Harvard.
Em 2012, com a abertura de capital do Facebook na Nasdaq, Saverin entrou para o rol de bilionários da Forbes.
Marcel Telles é sócio, junto com Lemann e Beto Sicupira, da AB-Inbev e da 3G Capital.
Ademais, sua carreira e fortuna foram construídas no mercado financeiro através da expansão dos negócios em que ele se tornou sócio.
Jorge Moll Filho é médico, empresário e presidente do Conselho de Administração da maior rede de hospitais privados do país, a D’Or.
Em 2020, a Rede D’Or abriu seu capital na B3 no maior IPO de uma companhia brasileira desde 2013.
Dessa forma, houve um crescimento expressivo do patrimônio de Jorge Moll, fazendo, assim, com que ele subisse algumas posições no ranking da Forbes.
Carlos Sicupira é empresário e, ao lado de Marcel Telles e Lemann, controla a 3G Capital.
Ademais, ele é administrador por formação e construiu sua fortuna através dos negócios em que se tornou sócio.
Do mesmo modo que seus dois parceiros, Carlos Sicupira teve um aumento expressivo de seu patrimônio com a fusão da AmBev com a Interbrew.
Os irmãos Safra são Jacob Safra, David Safra, Esther Safra e Alberto Safra.
Então, com o falecimento do pai, eles herdaram uma parte da fortuna.
Desse modo, suas fortunas acumuladas os colocam como a sétima pessoa mais rica do Brasil, com U$ 7,7 bilhões.
Lucia Maggi é a mulher mais rica do Brasil e é cofundadora da Amaggi, uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro.
A empresa foi fundada em 1977 e atua em diversos subsetores, como produtos agrícolas, operações de transporte e de comercialização de energia elétrica.
A história do André Esteves é impressionante, saindo de estagiário até assumir o controle do maior banco de investimentos da América Latina, o BTG Pactual.
Tendo se formado em Ciência da Computação e Matemática pela UFRJ, ele ingressou no mercado financeiro em 1989, setor que permanece até hoje.
O executivo Alex Behring é um dos sócios e fundadores da 3G Capital, uma das maiores empresa de Private Equity do Brasil.
Além disso, ele é presidente da Kraft-Heinz e já foi diretor da InBev e CEO da América Latina Logística (ALL).
Luciano Hang é dono de uma das maiores redes varejistas do Brasil, a Havan, e está no top 10 de brasileiros da Forbes pela primeira vez.
A Havan começou pequena, em 1986, e hoje está presente em 21 estados brasileiros, vivenciado um dos períodos de expansão mais fortes de sua história.
Segundo a Forbes, o homem mais rico do Brasil é o Jorge Paulo Lemann, com uma fortuna estimada em US$ 15,4 bilhões.
Ele é dono da Ambev, que é a maior cervejaria do mundo e um dos sócios da 3G Capital, uma das maiores empresas de investimentos do Brasil.
O ranking dos homens mais ricos do Brasil foi definido com base em apenas um critério de avaliação, o patrimônio líquido no início do ano de 2022, pois esse é fator fundamental para a elaboração dessa lista.
Para recolher essas informações, nós verificamos a lista da Forbes divulgada anualmente a respeito dos bilionários. Além disso, verificamos em sites confiáveis as informações pessoais e profissionais de cada um dessas pessoas.